A Polícia Civil do Maranhão lançou, na quarta-feira (14), a Operação Vips, uma ação interestadual focada no combate ao tráfico de drogas, à associação para o tráfico e à lavagem de dinheiro. A operação mobilizou mais de 250 policiais civis para cumprir 74 mandados judiciais em cinco estados, resultando até agora na prisão de 25 indivíduos.
A Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (Denarc) de Imperatriz coordenou a operação, que visou pessoas investigadas por envolvimento em atividades ligadas ao tráfico de entorpecentes e à movimentação de recursos financeiros oriundos de crimes. Foram expedidos 32 mandados de prisão e 42 mandados de busca e apreensão, cumpridos em municípios do Maranhão, além de cidades do Pará, Amazonas, Rondônia e Mato Grosso.
Além das prisões e buscas, a Justiça determinou o bloqueio de contas bancárias e o sequestro de bens dos investigados, totalizando mais de R$ 6 milhões. Essas medidas visam atingir os recursos financeiros ligados às atividades criminosas e impedir sua utilização pelos grupos envolvidos. A delegada Jéssica Ingrid, da Denarc, destacou que a operação é resultado de um trabalho investigativo que busca não apenas prender os envolvidos, mas também rastrear os recursos financeiros relacionados aos crimes.
A operação teve o suporte da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (Feisp), da Guarda Municipal de Imperatriz e do Centro Tático Aéreo (CTA). O delegado-geral adjunto operacional da Polícia Civil do Maranhão, Jorge Pacheco, enfatizou a importância da articulação entre as instituições de segurança pública para o cumprimento simultâneo das medidas judiciais. A secretária de Estado da Segurança Pública, coronel Augusta Andrade, ressaltou que a integração das forças policiais e o bloqueio de recursos financeiros são essenciais no combate ao crime organizado.

